Ponte Rolante: Aplicações, tipos e por que comprar.

As pontes rolantes são equipamentos responsáveis por elevar grandes cargas e utilizadas, em sua maioria, em empresas que fabricam produtos.

Içador,  guindaste de ponte,  elevador de cargas e talhas são alguns sinônimos que nos remetem às pontes rolantes, sendo elas, hiper-máquinas utilizadas em micro, pequenas, médias e grandes empresas de mecânica. São capazes de fazer elevação de objetos dos mais variados tipos, pesos e tamanhos a partir de um guindaste de ponte, que por sua vez pode ser guiada de maneira mecânica ou elétrica.

O objetivo deste equipamento é muito simples e necessário, principalmente nas indústrias que utilizam máquinas ou fabricam produtos de grande porte. Seus principais componentes que acoplam à máquina de elevação são: viga, talha e carro, como podemos observar na Imagem 1.

Imagem 1: Componentes principais de uma ponte rolante: viga, carro e talha.

Neste equipamento de elevação, também existem outros componentes e acessórios como podemos observar na Imagem 2.

Representação de todos os componentes de uma ponte rolante.
Imagem 2: Componentes que envolvem uma ponte rolante

Aplicação de uma ponte rolante

Primeiramente a ponte rolante deve ser projetada de acordo com o galpão ou espaço que a empresa  pode oferecer, isto é, ela deve ser feita de maneira personalizada para cada cliente observando as características do material que ela transportará (peso, principalmente). Assim, você terá maior confiabilidade do produto, ou seja, maior tempo de utilização (alta vida útil) da máquina.

Além disso, há a necessidade de todo o projeto estar de acordo com uma norma técnica (NR) e assinado por um Engenheiro Mecânico e Engenheiro Civil, para ter a certificação que não ocorrerá nenhum sinistro durante sua operação.

Norma técnica de uma ponte rolante: NBR 8400 e NBR 8800

A principal norma da ABNT que rege o projeto e a construção de pontes rolantes é a NBR 8400- Cálculo de Equipamentos para Elevação e Movimentação de Carga – de 1984, a NR 11 e também a NR 8800 que podem ser consultadas pelo site do DENIT.

Tipos de ponte rolante:

Para cada tipo de aplicação, existe um tipo de equipamentos. Dependendo de onde ela será aplicada, podem ter a configuração de ponte rolante apoiada, ponte rolante suspensa, ponte rolante uni-viga, ponte rolante dupla-viga (ou biviga), semi-pórtico, pórtico rolante.

Saiba mais sobre os tipos de ponte rolante aqui.

Imagens dos tipos de ponte - ponte rolante dupla-viga, ponte rolante suspensa, ponte rolante uni-viga, pórtico rolante e semi-pórtico
Imagem 3: Representações ilustrativas das ponte rolante dupla-viga, ponte suspensa, ponte rolante uni-viga, pórtico rolante e semi-pórtico.

Como fazer o orçamento ou o projeto de uma ponte rolante?

Aqui na Vulcano EJ nós temos a solução para você! Além do ganho produtivo, agilidade de produção e lucro, o empreendedor que busca investir em equipamentos desta magnitude, está alçando novos horizontes da sua empresa e menores complicações quanto suas atividades em cadeia produtiva.

Entre em contato conosco agora para realizar seu orçamento de pontes rolantes. Clique aqui.

Deixar uma resposta

quatro − quatro =