4 motivos para fazer um projeto mecânico

Um projeto mecânico consiste no uso de princípios científicos, informações técnicas e imaginação na definição de uma estrutura mecânica. Mesclando conhecimentos nas áreas da cinemática, estática, dinâmica, mecânica dos materiais, desenho de engenharia, termodinâmica, elétrica, hidráulica, turbinas, bombas, etc chega-se a soluções de problemas gerais.

 

Existem diversos motivos para buscar um projeto mecânico. Dentre eles o mais comum é a otimização ou automatização de algum processo.
          Iremos abordar aqui alguns motivos para você buscar um projeto mecânico.

1 – OTIMIZAÇÃO

              Principalmente em empresas o tempo gasto em uma atividade é extremamente valioso, sabendo disso, é sempre necessário avaliar a possibilidade de reduzir esse tempo.
              Diversas ferramentas podem ser usadas para
otimizar o tempo, mas por vezes o problema do gasto de tempo excessivo está nas máquinas usadas.
          Maquinário velho ou ultrapassado, inapropriado e de baixa produção podem ser a causa do baixo nível de produção. Sabendo disso, o
investimento é imprescindível.
          Os projetos mecânicos conseguem nesse quesito cumprir com as necessidades, pois após avaliação da causa, uma solução será proposta mediante ao novo projeto de máquina ou projeto de melhorias no maquinário existente.

 

 

2 – Automatização industrial

          Muitas vezes, o emprego de máquinas tornam a produção mais rápida e barata. Apesar de um inicial investimento alto, a longo prazo pode ser mais lucrativo o emprego de métodos de automatização.
          A automatização consiste em fazer com que os métodos de trabalho se tornem mais fáceis, diminuindo a necessidade de
execução manual. Assim tornando possível a produção mais padronizada e eficiente.
          Muitas vezes é difícil definir um ponto em que se torna necessária a automatização em detrimento da intervenção humana. Na verdade, muitos acreditam que o
quanto antes for implementado melhor para a empresa, pois torna o processo de
adaptação da empresa menos trabalhoso.
          Vale a pena se questionar sobre alguns pontos para tomar a decisão:

Até onde é necessária a intervenção humana e a partir de que ponto máquinas e softwares podem dominar uma função?

Qual é a repetição e recorrência de uma tarefa?

A confiabilidade dos resultados em um trabalho realizado se manterá em um processo automático?

Mesa reclinável - utilizada para lavagem de folhas metálicas
3 – Conforto e ergonomia


          
Quando se pensa em um projeto mecânico com a necessidade de mão de obra humana é indispensável avaliar a relação operador x máquina.
          Essa relação sempre deve visar a segurança, eficiência e bem-estar do operador.

Dessa forma é necessário elaborar um programa de ergonomia, que consiste em um levantamento dos riscos e aplicação do programa de ergonomia que por vezes resultam na necessidade de um projeto mecânico.
          O projeto mecânico além de aplicar todas as ciências citadas, deve pensar na questão ergométrica do operador. Portanto, durante o processo de projeto dos maquinários ou alterações de maquinários existentes o projetista prioriza essa questão.


4 – Redução de custos


          
Após a discussão de todos os itens anteriores é inegável a redução dos custos mediante um projeto mecânico, pois eles, aplicados de forma coerente e por profissionais, são capazes de melhorar o desempenho de uma ou várias atividades.

Atualmente, em período de alto investimento em tecnologia, otimização e redução de custos os projetos mecânicos são de extrema importância, visto sua vasta aplicabilidade e abrangência.


Veja alguns exemplos de projetos mecânicos desenvolvidos pela Vulcano nos últimos anos.

Deixar uma resposta

treze + 19 =