Manutenção mecânica: Guia para manter o seu maquinário em dia

Manter o maquinário em dia é um dos principais desafios nas empresas atualmente, o excesso de máquinas e o pouco número de funcionários que podem estar realizando, o cuidado das máquinas, torna a atividade mais difícil de ser realizada. Vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre como manter o seu maquinário em dia!

Tipos de manutenção:

Muitas vezes a manutenção está atrelada ao defeito ou falha, porém existem outros tipos de manutenção não necessariamente atreladas ao defeito. Os tipos de manutenção que existem são:

Manutenção corretiva

É o tipo de manutenção mais comum encontrada nas empresas. Baseia-se em apenas resolver o problema quando ele aparece, dentro de manutenção corretiva podemos separá-la em duas:

– A manutenção corretiva planejada, que como o nome sugere leva em conta o tempo até uma peça ou máquina apresentar defeitos ou falhas, é uma ótima opção para evitar ou pelo menos prever redução de produtividade.

Manutenção corretiva não planejada, que como o nome também sugere não leva em conta quando o maquinário irá quebrar, é o mais comum de acontecer dentro das empresas e geralmente custa mais caro e reduz a produtividade.

Manutenção preventiva

Outro tipo de manutenção comum nas empresas. Envolve paradas programadas e agendadas no maquinário e tem como objetivo reduzir as falhas e impedir que seja necessário manutenções corretivas.

A manutenção preventiva pode ser feita levando em conta quanto tempo em média uma peça tem de vida útil e se programando para realizar uma troca antes de apresentar a falha. Outra maneira é levando em conta sempre um tempo específico e realizando a troca.

Manutenção preditiva

Nesse tipo de manutenção há um monitoramento do maquinário, de forma que quando alguma mudança ou modificação do funcionamento da máquina aparecer, há a possibilidade de saber onde a falha ocorrerá e agir antes que aconteça. 

É um método não tão comum em empresas menores e requer um gasto maior para que métodos como análise de vibração, ultrassom, análise de gases e partículas, termografia, entre outros sejam implementados.

Manutenção detectiva

Nesse tipo de manutenção há a necessidade de utilizar equipamentos que permitam encontrar falhas antes de elas acontecerem e que ainda não apresentaram problemas, é basicamente o ato de tentar encontrar os defeitos que estão ocultos e se adiantar em relação a possíveis problemas.

É mais cara de ser realizada por exigir equipamentos específicos e por esse motivo não é tão utilizada nas empresas.

Figura 1: Braços mecânicos atuando em fábrica de motores de caminhão

Agora que falamos sobre os métodos de realizar a manutenção dentro das empresas, vamos falar um pouco sobre as melhores maneiras de manter o seu maquinário em dia.

– Use e abuse da manutenção preventiva. Manter uma planilha levando em conta quando foi feita a troca de peças e saber quando o ciclo de vida está perto do fim. É uma atividade de baixo custo e evitará gastos desnecessários com manutenções corretivas e máquinas inativas.

Figura 2: Importância de criar uma planilha levando em conta a vida útil de peças

– Invista em equipamentos e ferramentas de monitoramento: Apesar de em um primeiro momento parecer um gasto desnecessário, o investimento em equipamentos e ferramentas que permitam a realização de manutenções detectivas e preditivas pode evitar gastos muito maiores com maquinários parados e manutenções corretivas, há empresas que prestam serviços de detecção e manutenção de problemas em maquinários.

Coloque na ponta do lápis os gastos dos últimos doze meses com manutenções corretivas e menor produtividade em função de maquinário ocioso e compare com o gasto que equipamentos e ferramentas de monitoramento custarão.

– Realize a limpeza do seu maquinário: pode parecer uma dica simples, porém a limpeza do maquinário é um aspecto muito importante do funcionamento dele, pó em excesso pode atrapalhar o funcionamento de rolamentos e peças que exigem alta precisão e gerarem custos de manutenção que poderiam ter sido evitados com uma simples limpeza.

Gostou do guia? Descubra outros conteúdos que podem otimizar o crescimento da sua empresa acessando o nosso blog.

Deixar uma resposta

16 − um =