Tipos de ponte rolante

A principal função de um pórtico ou ponte rolante é a elevação e transporte de cargas. Sua utilização torna-se essencial para que grande parte das atividades de uma indústria seja realizada, pois com ele é possível transportar objetos dos mais variados pesos: 500 kg, 1 ton, 5 ton, 10 ton, entre outros.

A seguir, você entenderá melhor os principais objetivos de alguns tipos de ponte rolante, sendo elas: uni-viga, bi-viga, dupla-viga, suspensa e, por fim, pórtico rolante. Conheça os tipos de ponte rolante e suas funcionalidades.

Ponte rolante uni-viga

A ponte rolante uni-viga, como o próprio nome já nos induz a pensar, possui apenas uma única viga. É constituída por duas cabeceiras e um ou dois carros trolley que sustentam as talhas. O equipamento realiza movimento nas direções horizontal e vertical e podem ser aplicados em inúmeros locais diferentes como, por exemplo, depósito em empresas, abastecimento de serraria, marmorarias, carregamento de caminhões entre outros.

Figura 1. Ponte rolante uni-viga.

Ponte rolante bi-viga

A ponte bi-viga, como o nome já diz, possui duas principais vigas, que possibilita maiores potências quando está em uso. É indicada para momentos que exijam o carregamento de cargas muito pesadas. Ela é bem parecida com a uni-viga, porém atende à esforços muito maiores.

Ponte rolante dupla-viga

A ponte rolante dupla viga é robusta e atende a diversas demandas no setor industrial. Em comparação com a ponte rolante uni-viga, a ponte rolante dupla viga se destaca por apresentar maior dimensão e suportar mega cargas, podendo chegar até 100 toneladas. Dessa forma, a ponte rolante dupla viga é a melhor opção quando o trabalho exige maior suporte de carga

A Dupla-Viga possui vigas fixadas sobre a cabeceira da ponte, isso traz uma característica uniforme que pode ser utilizada como plataforma de manutenção. Apesar de muito parecida à ponte bi-viga, ela apresenta duas estruturas de apoio que além de servir para dar maior agilidade e mobilidade ao trabalho, podem suportar grandes cargas sem geração de desgaste precoce ou diminuir a vida útil do material.

Figura 2. Ponte rolante dupla-viga.

Pórticos rolantes

Os pórticos rolantes são uma versão otimizadas das pontes rolantes. Seus trilhos são instalados no chão e, por isso, conseguem carregar cargas pesadas. Realizam o transporte de cargas principalmente em locais abertos devido a não necessidade de paredes fixadoras, já que sua estrutura é instalada diretamente no chão. Sua principal vantagem é a rapidez da movimentação de carga em todos os setores, além disso, este tipo de ponte rolante pode substituir guindastes e pontes rolantes em galpão (ou indústrias) que não possuem estrutura para instalações.

Os pórticos rolantes são projetados seguindo as normas técnicas NBR8400 e a FEM 9901, que comprovam a sua eficiência e garantem a precisão no transporte de cargas.

Figura 3. Pórtico rolante.
Figura 3. Pórtico rolante.

Ponte suspensa

As pontes rolantes suspensas servem para atender aos requisitos básicos de uma ponte rolante. São geralmente as mais baratas em construção, mas dependem dos locais onde são instaladas por serem sempre sustentadas por colunas metálicas ou de concreto. Diferentemente da ponte rolante, a viga principal percorrerá por baixo dos trilhos das vigas que estão o caminho de rolamento.

Este tipo de ponte é a ideal para quando se quer posicionar o equipamento em lugares que não possuam colunas de sustentação, podendo efetuar movimentações longitudinais.

As pontes rolantes se classificam como máquina transportadora e atendem à Norma Regulamentadora 11 – NR11 – do Ministério do Trabalho.

Figura 4. Ponte rolante suspensa.

Saiba qual ponte rolante é a ideal para a sua empresa. Entre em contato com a Vulcano – Soluções em Engenharia para diagnóstico de necessidade. Peça agora seu orçamento com preços a baixos do mercado! 

Não sabe o que é um ponte rolante? Conheça agora tudo que você precisa saber sobre.

Ponte rolante: Aplicações, tipos e por que comprar Ponte rolante: Aplicações, tipos e por que comprar

2 comentários

  1. boa tarde. Pensamos em uma solução destas para transporte de bags com café, onde cada bag teria de 600 a 1.000 kgs.

Deixar uma resposta

1 × um =