Coronavírus – A renovação de ar contra doenças e a favor do conforto

Em escritórios, fábricas e até em residências, um clima agradável faz toda diferença. Produtividade, conservação dos produtos e conforto são sempre visados quando os assuntos são ar condicionado e renovação de ar. Um assunto que tem ganhado bastante notoriedade atualmente é a questão da proliferação de doenças infectocontagiosas, como é o caso do coronavírus (COVID-19), em ambientes fechados.

Vivenciamos no ano de 2020 mudanças de comportamento no mundo todo. As pessoas estão receosas em ficar por muito tempo em locais fechados e com aglomerações. Ambientes como escolas, restaurantes, escritórios compartilhados são vistos muitas vezes como locais perigosos. Você sabia que um projeto bem feito e que segue as manutenções periódicas de renovação de ar podem reduzir o risco de transmissão de doenças pelo ar?

Imagem: ar condicionado residencial.
Imagem: ar condicionado residencial.

A renovação de ar:

A renovação de ar consiste na troca de ar que circula no ambiente. É a ideia de ter uma janela aberta em um local sem janelas, uma forma forçada de troca do ar interno com o ar externo para que os níveis de gases e contaminantes não tenham picos ou baixas.

A renovação de ar tem grande importância no meio industrial, não apenas por questões de conforto, mas também pela preservação dos produtos e máquinas.

Quando se fala de conforto é inquestionável a ideia de que em um ambiente com temperatura, umidade e gases controlados, o nível de produtividade é maior e a qualidade de vida dos funcionários é melhorada. 

Um erro comum é acreditar que apenas colocando um ar condicionado em um local fechado irá melhorar o conforto das pessoas no local. Isso porque, a maioria dos aparelhos não oferecem uma qualidade de ar boa (umidade), adequada renovação de ar e os muitos que oferecem não são devidamente configurados para realizar a sua função, além dos casos em que os proprietários não têm o conhecimento da funcionalidade. 

Quando não há renovação de ar em um local fechado e com pessoas, o nível de CO² no ambiente cresce podendo causar sonolência, dores de cabeças e até intoxicações em casos mais graves. Estudos mostram que em escolas, por exemplo, o rendimento escolar é aumentado em até 16% em locais com a devida renovação de ar. – é importante ressaltar que apenas o CO² não é a causa da queda de rendimento e sim o CO² com a participação de pessoas liberando outros contaminantes.

Imagem: Filtro HEPA para ar condicionado Split.

Uma solução que melhor garante a renovação do ar, não prejudicando a umidade relativa, são os climatizadores. Esses garantem uma boa renovação de ar e como utilizam da água para controle de temperatura mantém a umidade de ar agradável.

São produtos normalmente mais caros que os condicionadores de ar, mas a longo prazo trazem mais resultados, principalmente pelo menor consumo de energia.

O dimensionamento dos aparelhos leva em consideração a concentração de dióxido de carbono do ar externo, características físicas do ambiente (comprimento, largura e altura), quantidade de pessoas que ocupam o ambiente, atividade física dos ocupantes do ambiente e fator de diversidade de ocupação. Esses são utilizados para calcular os valores de vazão eficaz (relacionada a quantidade de pessoas no local e área do ambiente), vazão suprida na zona de ventilação (vazão eficaz corrigida pela eficiência da distribuição de ar), vazão de ar exterior, fração de ar primária de ar exterior entre outros fatores que vão ser a chave para definir a eficiência do sistema de ventilação.

É importante ainda citar as normas NR17 e NBR 16401 que tratam sobre a renovação e refrigeração de ar. Acompanhe as normas para que seu negócio não fique fora da legislação. Alguns casos podem levar a multas.

Deixar uma resposta

dezesseis − catorze =