A impressão 3D na indústria 4.0

Apesar de ser uma tecnologia com mais de 30 anos de existência, a impressão 3D ou manufatura aditiva vem mostrando sua força nesses últimos anos. Entretanto, devido às caras patentes, a impressão 3D era inviável para pequenos investidores.

Em 2009, com a queda da patente e com o surgimento de um movimento de colaboração open source chamado RepRap, foi desenvolvida colaborativamente uma máquina de prototipagem 3D de baixo custo de fabricação. A partir disso, a impressão 3D começou a ganhar cada vez maior reconhecimento e visibilidade no mundo.

A impressão se popularizou e ganhou novas possibilidades, tanto em materiais para impressão, velocidade, precisão, como na forma de imprimir. Assim, as empresas dos mais variados seguimentos começaram a investir massivamente na tecnologia de aditivos para este ramo de inovação.

Saiba mais sobre a impressão 3D.

Indústria 4.0

A indústria 4.0 ou quarta revolução industrial é sustentada por alguns princípios: a robótica autônoma, a simulação e integração de sistemas verticais e horizontais, a IoT industrial, a cibersegurança, a computação em nuvem, a manufatura aditiva – popularmente conhecida como impressão 3D – a realidade aumentada, e, por fim, Big Data e analytics. 

Dessa forma, a impressão 3D está conseguido mostrar diversas formas de uso, como a impressão de órgãos humanos, impressão de comidas, ferramentas, protótipos e até mesmo impressão das próprias impressoras 3D

Com a impressão 3D é possível: reduzir custos de materiais e logísticos, pois reduzem a necessidade de estoque; perda em cavaco, além de possibilitar o compartilhamento de projetos, o que garante que o cliente possa imprimir a própria peça sem a necessidade de um complexo sistema de distribuição; produzir produtos personalizados conforme a demanda e gosto do cliente sem preocupações com a complexidade da peça, pois a impressão 3D permite a impressão de peças muito complexas sem custos adicionais como antigamente, além de outros benefícios como a capacidade de conexões por internet e bluetooth, além do uso dos mais variados tipos de materiais para impressão. 

Sabendo dessas características é notória a semelhança da impressão 3D com o futuro. O futuro na indústria 4.0
 
Quer saber mais sobre a RepRap e como construir sua própria impressora? Click aqui.

 

LEIA TAMBÉM

Por que SolidWorks é imprescindível para impressão 3D?

Impressão 3D: o que é e como ela está revolucionando o mundo

5 cases para a aplicação da Prototipagem 3D

 

Deixar uma resposta

dezenove + dezoito =