Como a impressão 3D está revolucionando a fundição

O processo de Impressão 3D é sem dúvidas uma das áreas de maior estudo e aprimoramento dos últimos anos. Entenda como ele tem um papel fundamental no futuro da fundição.

 O processo de fundição é um dos métodos de fabricação de peças mais antigo conhecido pelo homem. Há relatos, através de provas arqueológicas, que as primeiras peças fundidas foram fabricadas na Idade do Bronze, cerca de 5.000 A.C. Atualmente esse método de fabricação possui um alto controle de processo, impulsionada a partir da segunda metade do século XX com o início da Revolução Industrial, hoje é um dos meios de produção de peças mais utilizados nas indústrias. Porém, você deve estar curioso para entender como a Impressão 3D tem um papel fundamental na evolução do processo de fundição, antes de te explicar é necessário entender um pouco mais sobre esse processo.

• Entendendo como funciona o processo de fundição

 Na indústria metalúrgica, a fundição é o processo de colocar o metal líquido em um molde que possui uma cavidade com a forma final desejada, e após essa etapa é necessário que a peça se resfrie e solidifique. Esse método de fabricação, é frequentemente utilizado para construir peças complexas ou mais caras de se fazer quando comparado a outros métodos.

 A fundição é classificada de acordo com o tipo de molde, de metal ou areia verde, e ao método de vazamento utilizado, tais como a vácuo, baixa pressão e etc.

 O modelo, conforme indicado na figura acima, é o nome dado a peça que servirá para dar forma ao negativo do componente a ser fundido. Os modelos possuem um alto custo de fabricação, alguns podendo chegar na casa dos seis dígitos, isso se dá ao fato da necessidade da utilização de um material de alto custo, horas de operação de CNC e diversos tratamento térmicos afim de que as propriedades mecânicas da peça sejam asseguradas para esse tipo de aplicação.

• Fabricação de modelos impresso 3D

 A fabricação de modelos impressão 3D vem tomando grandes proporções por oferecer um baixo custo de produção e também porque pode ser realizado de forma rápida e prática. A aplicabilidade desse tipo de prática é muito importante para realizar testes na fase de prototipagem do projeto, poupando a necessidade de realizar um alto investimento em horas e horas de usinagem.

 Estima-se que a fabricação de modelos impressos em 3D são capazes de reduzir em 60% o custo de operação e reduzir o tempo de fabricação pela metade.

 No vídeo abaixo é abordado uma das aplicações da impressão 3D dentro da fundição, onde é possível obter peças de grande complexidade geométrica em um curto período de tempo. O material impresso, quando submetido a altas temperaturas, é evaporado por entrar em contato com o metal líquido é, como consequência o metal preenche esses espaços dando forma à peça.

Deixar uma resposta

6 − três =