Como construir a própria impressora 3D

Com o crescimento do processo de impressão 3D pode-se observar o surgimento de novos conceitos para esta área, um dos mais interessantes se refere à comunidade RepRap.

 No mercado atual já é perceptível o espaço que as impressoras 3D ocupam, tendo em vistas seus benefícios financeiros e relacionados a praticidade do processo. Entretanto, você já imaginou ter uma impressora auto replicável? Talvez o termo não soe familiar, mas as impressoras RepRap abrangem essa ideia. Vamos entender melhor toda está sistemática.

Conceito de Impressão 3D

 Também chamado de prototipagem rápida, este método refere-se a sucessivas camadas de material, depositadas de maneira ordenada afim constituir a peça, a qual foi concebida a partir de um software de edição 3D. A esta técnica nomeia construção aditiva. Os materiais usados podem variar conforme a necessidade, porém os mais comuns são PLA e ABS.

 As vantagens dessa técnica são o baixo custo de produção, a rapidez de processamento e a grande variedade de peças que podem ser produzidas e aplicadas em diversas áreas de trabalho, além da possibilidade de se utilizar para lazer.

Impressoras RepRap

 Provavelmente muitas pessoas tem o desejo de possuir uma impressora 3D, visto toda explicação acima, e uma das maneiras mais simples é através dos modelos replicating rapid-prototyper, também conhecidas como RepRap. Uma explicação sucinta sobre essa prática é que através da impressora que você possui, podem ser impressas as partes estruturais de uma nova impressora, ou seja, estaria assim multiplicando o equipamento existente, de forma simples e barata.

 Esses fatores são aplicáveis devido ao projeto RepRap ser open-source, ou seja, é um projeto comunitário, onde qualquer pessoa pode usar os métodos ali presentes, e criar variações para o modelo.

 Exemplos de aplicabilidade para esta ferramenta são diversos, desde um pequeno comerciante que inicia seu negócio baseado em uma única impressora 3D, e posteriormente com o crescimento da sua demanda pode fabricar ele mesmo mais impressoras, e assim atingir cada vez patamares maiores, com baixos custos. E alguém que seja curioso por essa tecnologia, e deseje ter apenas para uso pessoal, ele mesmo poderia imprimir uma nova impressora para algum familiar ou amigo. Para maiores esclarecimentos sobre a comunidade RepRap, e acesso aos projetos
em si, recomendamos a seguinte página: 

https://reprap.org/wiki/RepRap

 A Vulcano Empresa Júnior realiza projetos de impressoras 3D personalizadas de acordo com a sua necessidade, ficou interessado? Deseja uma solução para o seu negócio? Agende já sua reunião de negócios!

Deixar uma resposta

11 − 1 =